O Enearte:

APRESENTAÇÃO 
        O Encontro Nacional de Estudantes de Artes (ENEARTE) é realizado desde 1988 e sediado em uma universidade diferente do país a cada ano. Essa instituição é escolhida na plenária final do ano anterior como escola-sede e trabalha em parceria com a Federação Nacional de Estudantes de Arte (FENEARTE) para a realização do evento. Baseado na tríade: ensino, pesquisa e extensão, pressupostos fundamentais das universidades, o encontro é caracterizado pelo intercâmbio entre os estudantes de nível superior das diversas linguagens artísticas em diálogo com a comunidade e outros participantes do cenário artístico e acadêmico do país. Palestras, apresentações e exposições artísticas, oficinas e discussões são realizadas pelos estudantes, fomentando a arte enquanto conhecimento científico, estético, sócio-econômico e educativo.
Para comemorar os 15 anos de ENEARTE, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi escolhida pela primeira vez como sede do encontro para 2011, durante o XIV ENEARTE, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).  

Motivados por este desafio, os Centros Acadêmicos de Teatro, Dança, Artes Visuais, Comunicação e Música, o Circuito Universitário de Cultura e Arte e o Departamento de Artes da UFRN unem-se para organizar um evento que terá como tema: 15 anos de ENEARTE : Caldeirão de Identidades.


As linguagens artísticas abordadas serão:
- Arte e Educação;
- Artes Visuais;
- Audiovisual;
- Circo;
- Dança;
- Literatura;
- Música;
- Performance;
- Produção Cultural;
- Teatro.

As atividades desenvolvidas serão
 - Palestras;
- Plenárias;
- Oficinas;
- Mesas redondas;
- Mostras científicas;
- Grupos de discussão;
- Grupos de trabalhos;
- Exposições;
- Intervenção;- Apresentações culturais: Shows; performances, peças teatrais, espetáculos de dança e intervenções artísticas em diferentes locais do campus da UFRN e da cidade do Natal;
- Espetáculos circenses;
- Mostras audiovisuais;
- Ato Público: o ato público configura-se num cortejo que marca o encerramento do encontro no qual seus participantes saem às ruas e levam para comunidade externa de forma irreverente a temática do encontro.
- Reuniões do FENEARTE, CONEART E COREART;


HISTÓRICO

A Federação Nacional dos Estudantes de Arte- FENEARTE, formada há 12 anos é a responsável por gerir o ENEARTE. Esta Federação é composta por representantes de entidades de Arte do Brasil e é o órgão máximo de representatividade dos estudantes de arte de nível superior de graduação.  Além de promover o encontro, a FENEARTE é responsável por todo tipo de atividade representativa da classe estudantil de arte, realizando atividades pré e pós ENEARTE; o ENEARTE é somente a culminância de todas as atividades anuais da FENEARTE, reunindo o maior número de estudantes de Arte do Brasil por uma semana, realizando diversas atividades e efetivando intercâmbio nacional artístico.

          O primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Arte – ENEARTE ocorreu no ano de 1988, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conseguindo ter a participação de aproximadamente 1.200 estudantes.  Devido a problemas estruturais, o II ENEARTE só ocorreu sete anos depois,em 1995, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Não foram encontradas informações sobre III e o IV ENEARTES.
 O V ENEARTE aconteceu em 1999 na Universidade Federal de Campinas (UNICAMP) Campinas/SP com a temática: “Arte pra que ?”
Em 2001 no mês de janeiro  São Luiz / MA sediou o VI ENEARTE        
            A Universidade Federal de São Carlos (UFSCA) em 2002 realizou o VII ENEARTE com a temática: Arte em ação.
 No ano de 2003 o ENEARTE não aconteceu.
Visando dar seqüência ao Encontro e o fortalecimento do Movimento Estudantil de Arte (MEA), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) chamou a responsabilidade para si e realizou o VIII ENEARTE no ano de 2004 onde trabalhou o tema: Convivendo com arte e ética.
O IX ENEARTE ocorreu na Universidade Federal do Sergipe (UFS) em 2005 e teve por tema Arte S. A.: pela valorização da Arte.
Em 2006 foi realizado o X ENEARTE na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tendo como tema Popular e Erudito: Desmistificando Conceitos.
O XI ENEARTE ocorreu em 2007, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema Entre o poético e o explicito: discutindo preconceitos.
O XII Encontro foi sediado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2008 com o tema Múltiplas intervenções artísticas: arte e cidade na cena contemporânea.
Em 2009 a Universidade Federal da Bahia (UFBA) recebeu o XIII ENEARTE, como tema Radical nas idéias, corajosa nas ações.
O XIV ENEARTE ocorreu na Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP) em 2010 com o tema Um olhar transgressor: das origens á atualidade
E nesse ano de 2011 a XV edição do ENEARTE acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o tema: 15 anos de ENEARTE: Caldeirão de identidades.




JUSTIFICATIVA

                 Do evento:

          O ENEARTE que esse ano chega a sua XV edição com o tema 15 anos de Enearte: Caldeirão de Identidades, escolhe Natal, a cidade do sol, para raiar seus quinze anos de atividades no período de 23 a 29 de outubro deste ano, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cuja delegação, a cada ano, tem participação significativa no encontro com inúmeros trabalhos e pesquisas aprovados. O evento vem a ser o espaço a dar visibilidade ao resultado da produção cultural do movimento estudantil de artes de todo país nesses quinze anos de trajetória e processo, no qual o estudante vem se colocando de maneira atuante enquanto artista, pesquisador e cidadão. Para tanto, há a necessidade da realização de eventos que promovam a interação entre esses estudantes; assim como o levantamento de dados sobre a formação e a produção artística nacional e a sua afirmação no mercado profissional da arte, tanto no que se refere às licenciaturas, como aos cursos de bacharelado.
          
Com a realização de todas as atividades propostas dentro do ENEARTE, o estudante/artista brasileiro terá a oportunidade de mostrar seus trabalhos, dialogar processos e produzir novos pensamentos nas diversas linguagens artísticas. Todas essas ações se propõem ao enriquecimento da formação acadêmica e abertura de espaços para discussão sobre o novo olhar da sociedade contemporânea, que se apresenta fragmentado e heterogêneo interferindo profundamente nas práticas artísticas desenvolvidas em nosso país. Além disso, o ENEARTE se mostra atento ao papel social, político e cultural que a arte empreende no contexto contemporâneo na história da sociedade; pensando nisso, se torna necessário a mobilização dos estudantes objetivando discutir e agir diante de sua própria realidade que se reinventa a cada ano.
Diante de todas essas necessidades e transformações pelas quais a comunidade acadêmica/artística vem passando, o ENEARTE aparece como um evento fundamental que visa também a interação com a comunidade local, proporcionando acesso á cultura e á arte, colaborando para a formação de cidadãos artisticamente e politicamente conscientes.

Do tema:

            O tema: 15 anos de ENEARTE: Caldeirão de identidades propõe uma receita criativa que misture num caldeirão os ingredientes, as temáticas trabalhadas, durante esses 20 anos de encontro na sua 15º: um toque do Popular e erudito, somado pela valorização da arte, contendo Atitudes artísticas, temperadas Entre o poético e o explicito, com um sabor especial de Arte em ação, juntando intervenções múltiplas, convivendo com a arte e ética, com uma pitada de um olhar transgressor, ungido de Arte pra quê? Só misturando para ver no que essa receita vai dar!